Quer Casar Comigo?

Alianças
  1. Usar aliança significa um compromisso assumido com a pessoa amada. Este costume teve sua origem na Europa, porém inicialmente, somente a mulher usava, e posteriormente, a tradição também passou para os homens.
    A palavra aliança tem origem no latim alligare, que remete para uma relação de proximidade, de união. Fazer uma aliança com alguém é fazer um acordo, um pacto, uma união. Assim, o anel com nome de aliança é uma lembrança do pacto entre o homem e a mulher.
    A aliança tem um formato circular, o que é um símbolo de eternidade, porque o círculo não tem princípio nem fim.
    A aliança pode vir acompanhada de um anel, que será geralmente de diamantes, tudo dependendo das posses do noivo. Esta tradição vem desde a Roma Antiga, porem, pode ser ainda, anterior a ela. 
    O anel de noivado e a aliança de casamento são usadas no dedo anelar, e a explicação é que em tempos antigos as pessoas acreditavam que esse dedo tem uma veia ou nervo que tem uma ligação direta ao coração. Quanto à mudança do anel da mão direita (no caso do noivado) para a mão esquerda (no casamento), existem duas teorias: uma afirma que a mão esquerda representa a submissão em relação ao cônjuge; a outra afirma que quando se casam,  o anel passa para a mão esquerda porque esta se encontra mais perto do coração.
    As alianças no momento do casamento são levadas por uma dama de honra que entra na Igreja a frente da noiva, carregando em uma cestinha de prata ou uma almofada de veludo. Após a benção os noivos trocam as alianças, que serão colocadas no dedo anelar da mão esquerda, significando o casamento.
    No passado as alianças não eram consideradas somente um sinal de amor, mas também eram relacionadas com o dote que a noiva trazia para o casamento, que muitas vezes era negociado pelos pais dos noivos. É, pois uma relíquia do tempo em que os casamentos eram considerados um negocio um contrato entre famílias, a fim de garantir a segurança econômica do casal.
Como escolher as alianças?

Depois de idealizar como fazer o pedido de casamento, chega a hora de escolher o modelo perfeito das alianças. Muitas vezes, para os homens, esse é o momento mais difícil. No entanto, alguns truques podem facilitar (e muito) a vida deles. Para começar, é preciso definir o tipo de anel que deseja, pode ser o par de aliança de casamento, que é usado na mão direita pelo casal, ou um anel de noivado, mais elaborado, para a mulher. Segundo Breno Lara, diretor da Poésie Joias, os anéis de noivado são mais robustos e possuem um pedra preciosa em destaque e tanto a aliança de casamento quanto o anel de noivado podem simbolizar a união. 

QUAL É O PERFIL DA FUTURA NOIVA?



 





Romântica
A mulher romântica quer uma peça que simbolize o momento importante do casal. “O noivo deve escolher um anel que simbolize a eternidade. Aconselho um com um diamante, porque ele representa um pequeno brilho no romance diário do casal”, diz Christian Hallot. Foto: Tiffany
 Básica
“Prefira anéis de noivado com visual limpo. Nesse caso, menos é mais. Não se preocupe com riqueza de detalhes, que contrastem com a personalidade da noiva. Para elas, o clássico anel solitário, com uma pedra preciosa no centro, cai como uma luva”, diz Breno Lara. Foto: Poésie
Sofisticada
Elas buscam peças exclusivas. “Essas noivas querem alianças que tenham diferencial e preferem peças inovadoras. Uma dica é optar por uma joia que tenha design diferente”, diz Hallot. Foto: H.Stern
Tradicional
As noivas tradicionais buscam referencias familiares. Para Elisabete Gaspar, uma aliança de ouro amarelo e grossa agrada esse tipo de mulher. Para elas, outra boa opção é uma joia da família dos noivos. Foto: Tiffany

























Obs: Textos e imagens retiradas da internet.























“Se você está inseguro quanto ao gosto de sua noiva, familiares ou amigas podem sempre ajudar, pois são pessoas que, provavelmente, conhecem as preferências dela. Além disso, você pode contar com a discrição e confidencialidade necessárias para a sua surpresa”, afirma.
É importante, também, que o noivo tenha em mente que aquela peça acompanhará o casal para sempre. Então, é bom escolher modelos mais clássicos, assim a noiva não cansará do modelo com o passar dos anos.


Acerte no tamanho
Além do modelo, o tamanho certo também costuma fazer parte das preocupações masculinas. Muitas vezes, a mãe da noiva pode ser uma aliada, já que ela conhece o tamanho do dedo da filha. No entanto, é mais recomendável pegar um anel que a parceira já use para usar de modelo e não correr o risco de errar.

Comentários