O VESTIDO DE NOIVA
História do vestido de noiva
Ao longo da história, o vestido de noiva foi experimentando diversas formas, cores e feitios. Na Roma antiga, os vestidos de noiva eram um elemento central no ritual religioso e no Egipto o branco era a cor base de quase todas as cerimónias. Na idade média, os bordados predominavam nos vestidos de casamento da nobreza. No entanto, foi a partir do século XIX que os vestidos de noiva ganharam significado e simbolismo.
O véu
O véu é um acessório feito de tecido leve, utilizado pelas mulheres, geralmente, por cima dos cabelos. Tem o significado de separar a mulher da vida de solteira para uma nova vida, a de casada. Existem muitos registros do uso do véu na antiguidade, vários povos tinham o costume de utilizá-lo e cada um com seu significado.
O significado bíblico e cristão do uso do véu
Segundo a bíblia, o véu significa a honra e a dignidade das mulheres (Cant 4:1), sendo, também, considerado sinal da subordinação da mulher ao marido.No cristianismo, Jesus e a igreja formam um corpo, do qual Cristo é a cabeça e a igreja dobra o joelho perante sua majestade. O mesmo acontece no casamento, o casal é uma só carne, no qual o homem é a cabeça e a mulher é criada para o homem. Como a igreja está sujeita a Cristo, a mulher está sujeita ao marido (Ef 5:22-25) e deve trazer um símbolo de sua honra, no caso o véu. O véu também aparece nas representações de Maria, mãe de Jesus.
Na igreja católica o uso do véu era comum antes da década de 1960, mas atualmente seu uso já não mais é obrigatório, sendo utilizado em algumas cerimônias, principalmente no casamento. Costume influenciado pelo uso do véu no tempo de Cristo.
Modelos modernos de véu de noiva
- Véu catedral: véu formal, medindo 12 centímetros a mais do comprimento da cauda do vestido.
- Véu ponta do dedo: o comprimento vai até a ponta do dedo da noiva.
- Véu cotovelo: o comprimento vai até o cotovelo da noiva.
- Véu ombro: véu curto tem seu comprimento até os ombros.[3]
Tecidos
- Tule
O véu normalmente é confeccionado em tule, é um tecido leve e transparente, dando movimento ao acessório. No século dezenove foram datados os primeiros véus de tule de seda.
- Renda
É mais pesada que o tule, porém aparenta nobreza, principalmente quando são aplicados strass, cristais e miçangas. Antigamente não importava o tecido, com tanto que o véu da noiva fosse transparente, achava-se que ele daria defesa mágica à noiva devido a sua natureza santificada.
Comentários
Postar um comentário