EDIÇÃO VERÃO - PARTE 2


Só duas das marcas de protetor solar mais
vendidas fazem efeito de verdade, diz pesquisa



Segundo estudo da Pro Teste, metade dos protetores não resiste à radiação

Fabricantes de protetores solares afirmam seguir a legislação

Após a divulgação do estudo da Pro Teste, que diz que apenas dois dos protetores solares mais vendidos do mercado são realmente eficazes, as fabricantes se manifestaram afirmando que seus produtos respeitam as regras impostas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

L’Oreal Solar Expertise foi a que teve melhor avaliação geral, seguida pelo Cenoura & Bronze. As marcas foram analisadas nos seguintes quesitos: rotulagem, composição, irritabilidade, hidratação, proteção, resistência e teste em uso.
Veja os resultados da pesquisa:


Na composição, a associação avaliou que a maior parte dos produtos possui um ingrediente potencialmente cancerígeno - o benzophenone-3 -, que é até proibido em outros países. Os que não possuem esse composto são L’Oreal, Cenoura & Bronze e Helioblock (da La Roche-Posay).
Todos os produtos testados oferecem proteção contra raios UVB, que são cancerígenos. Porém, Coppertone, Episol, Natura e Banana Boat têm, de acordo com o estudo, proteção UVA muito baixa (menor do que 30% do FPS, que é a medida considerada aceitável na Europa. No Brasil não há controle ou exigências sobre a proteção UVA).
Já sob o sol, muitas marcas não tiveram bom desempenho. Avon, Helioblock, Nivea, Banana Boat e Sundown não mantém nem 80% da proteção inicial após uma hora de uso. Depois da imersão em água por 30 minutos, o produto da Natura perdeu 30% da proteção inicial, enquanto a eficácia do Sundown caiu para 55%.
Entre os rótulos, o produto que recebeu a pior nota foi o Helioblock, por apresentar informações em uma etiqueta muito pequena, de difícil leitura, segundo a Pro Teste. L’Oreal, Solar Expertise, Cenoura & Bronze e Natura ganharam pontos por indicar o fator de proteção UVA.
Também foi avaliada a viscosidade dos produtos – já que um creme não pode ser líquido demais, o que dificulta a dosagem, nem muito grosso, que fica difícil de dosar. Segundo a pesquisa, Helioblock e Cenoura & Bronze são muito líquidos, enquanto o Banana Boat é grosso demais.
No quesito hidratação, o protetor solar da Natura foi eleito o melhor, pois aumentou em 16% a textura da pele das pessoas que o experimentaram.


fonte: http://entretenimento.r7.com/moda-e-beleza/noticias/so-duas-das-marcas-de-protetor-solar-mais-vendidas-fazem-efeito-de-verdade-diz-pesquisa-20091201.html




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